Sabe aquele dia que você acorda toda animada pra fazer seu treino, mas de repente, logo após tomar seu café da manhã ele some como fumaça e bate uma baita preguiça? Ou quando precisa parar no primeiro banheiro disponível porque deu uma baita dor de barriga? Foi pensando em evitar essas situações, que indicamos 4 erros que você pode estar cometendo sem saber:
  1-	Não respeitar a pausa entre a refeição e a corrida: 
  
  Muitas vezes damos preferência a fazer um lanche “leve”, imediatamente antes do treino ou da corrida, porém, lembre-se que, qualquer refeição sólida,  por mais leve que seja, leva algumas horas para ser digerida (geralmente 2 a 3 horas). Se o lanche for composto por algum alimento mais gorduroso (por exemplo uma pasta de amendoim) pode levar um tempo maior ainda para fazer a digestão completa. O que acontece no nosso organismo é que, o sangue que seria direcionado para o músculo acaba sendo desviado para a digestão (o músculo continua recebendo sangue suficiente para você realizar a corrida, mas sem dúvida seu desempenho poderia ser melhor, evitando principalmente fadiga precoce). Faça intervalos de 2 horas entre a refeição sólida e a prática da atividade física, caso essa espera não seja possível, use um suplemento de carboidrato (procure um suplemento indicado para o objetivo do seu treino ou prova) pois ele é absorvido mais rápido que os alimentos sólidos.
  2-	Fazer dieta (ou restrição alimentar) nos dias que antecedem a prova: 
  
  Não cometa esse erro! Nas 48/72 horas que antecedem a prova, é o momento de fazer um “estoque” de carboidrato nos seus músculos. Claro que não precisa sair comendo feito um louco, basta somente aumentar ligeiramente a quantidade que você iria ingerir usualmente. Água também é importante, hidrata-se bem nessas horas que antecedem a corrida.
  3-	Experimentar novos géis de carboidrato: 
  
  Você pode até estar acostumada a usar gel de carboidrato, mas não saia tomando qualquer um durante uma prova. Leve sempre com você, produtos que você esteja acostumado a consumir porque esse tipo de alimento, pode soltar o intestino (geralmente a sensibilidade varia de marca para marca).
  4-	Tomar suplementos sem recomendação: 
  
  Lembre-se, uma boa performance na corrida depende de um excelente ajuste entre alimentação, treino e descanso. Suplemento independe dessa trilogia. O uso de suplementação sempre deve ser recomendado por um profissional.
  5-	Evitar alguns alimentos a noite por achar que fazem mal: 
  
  “Eu não como carboidrato a noite, porque engorda”, mas lembre-se que o carboidrato é importantíssimo na recuperação muscular após qualquer sessão de treino ou corrida, independente do horário. Consumir batata doce, mandioca e arroz por exemplo, em quantidades adequadas, vai ajudar (e muito) na sua recuperação de energia para o próximo desafio.
Dica de personal: planejamento alimentar!
